Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Last Updated: Wednesday, 10 November 2021 16:53 | Hits: 396

Patrono da Tropa Blindada no Brasil

José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque

Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque

José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, nascido em 12 de setembro de 1885, em Cabaceiras-PB, filho de Cândido Clementino Cavalcanti de Albuquerque e de Maria Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, era sobrinho de Epitácio Pessoa, presidente da República de 1919 a 1922.
Assentou praça em 1903, no 2º Batalhão de Infantaria em Recife, seguindo depois para a Escola Preparatória e de Tática em Realengo (Rio de Janeiro). Transferiu-se em 1909 para a Escola de Guerra em Porto Alegre, de onde saiu aspirante-a-oficial. Esteve à disposição do Ministério da Justiça, comandando a Brigada Policial do Distrito Federal do Brasil, atual Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, por duas ocasiões: entre 1910 e 1914; e entre 1919 e 1924, período em que dá início a reformas que redundaram na criação da Escola Profissional, hoje Academia de Polícia Militar Dom João VI.
Com a entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial, em outubro de 1917, foi enviado, no ano seguinte, à França como um dos membros da Missão Militar preparatória que o Exército Brasileiro enviou à Frente ocidental. Como oficial de cavalaria, em rápido estágio na Escola Militar de Saint-Cyr, aprendeu os fundamentos sobre a adaptação dessa Arma de Exército à então recente invenção, o tanque de guerra e das táticas, até então desenvolvidas, concernentes a sua utilização em campo de batalha.

Em 7 de maio de 1918, o jovem militar iniciou o curso de aperfeiçoamento na Escola de Cavalaria de Saint-Cyr, na França. Ao término do curso, apresentou-se ao chefe da Comissão Militar Brasileira em Paris, como voluntário, para acompanhar os combates da Primeira Guerra Mundial. Em 4 de agosto de 1918, foi enviado para o front como observador, no 4º Regimento de Dragões, da 2ª Divisão de Cavalaria do Exército Francês. Durante as missões dessa unidade, combateu adido ao Exército Francês, como oficial, no posto de 1º Tenente. Comandou um pelotão do 4º Regimento de Dragões. Recebeu condecorações de franceses e belgas por bravura à frente de seus comandados, tendo sido promovido ao posto de capitão, por bravura, e comandante de esquadrão.
Um ano após o término da guerra, o oficial serviu como estagiário no 503º Regimento de Artilharia de Carros de Assalto e na Escola de Artilharia de Assalto, ambos em Versalhes, onde aprendeu os fundamentos e táticas do blindado Renault FT-17, que viria a ser o primeiro blindado adotado pelo Exército Brasileiro.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página